Páginas

terça-feira, 1 de agosto de 2017

3 dicas de como ser um escritor melhor.





Boa tarde leitores, hoje como forma de criar bons e novos hábitos, resolvi passar 3 dicas para vocês que ajudam a melhorar não só sua escrita como também sua vida em geral. Então escorregue na cadeira, ou onde quer que esteja lendo esse artigo, e aproveite.


1° Acorde cedo:


Se por acaso você, assim como eu, tem problemas para acordar cedo é melhor tratar de mudar, pois este, sem sombra de duvida, é um dos piores hábitos para se manter. Seja você escritor ou não, deixar de acordar cedo trara uma indisposição repentina, e todo mundo odeia estar indisposto.

Uma boa forma de dormir melhor para acordar mais cedo e mais disposto é criar uma rotina de "pré sono". Ou seja um ritual diário preparando o seu corpo para uma boa noite de sono, a primeira coisa que deverá fazer é diminuir o uso de aparelhos eletrônicos como computador, televisão e celular, pois a iluminação utilizada nesses dispositivos aumentam a atenção. 



A neurologista da Associação Brasileira do Sono Rosa Hasan explica para o jornal o globo "a luz desses aparelhos inibe a produção de melatonina pelo nosso corpo, um hormônio que nos ajuda a regular o sono" (leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/uso-de-eletronicos-antes-de-dormir-impede-sono-pode-causar-doencas-dizem-medicos-15979502#ixzz4oWKs0w5K).

É importante então manter-se longe de eletrônicos de meia a duas horas antes de ir dormir, outro habito importante é o de manter as luzes do quarto apagadas antes de ir dormir, já que o escuro favorece o relaxamento e consequentemente ajuda a adormecer.

2º Simplesmente comece a escrever:


Caso você, assim como a grande maioria dos escritores, sempre que chega a olhar para uma página em branco pensa "E agora?" significa que você sofre de bloqueio criativo. 

Bloqueio criativo definido por Edmund Bergler como inibições neuróticas da produtividade e por Edgar Allan Poe como a "doença da meia noite", é a falta de inspiração que acomete principalmente escritores, que passam horas a frente de páginas em branco escrevendo e apagando, sem fazer avanços significativos em suas criações.


Imagem retirada do site: https://www.redbubble.com/people/alwatkins1/works/8794446-dont-panic-hitchhikers-guide?p=greeting-card 



Não se desespere, a melhor forma de combater ou superar, mesmo que por um pequeno período de tempo, é começar a escrever e não parar, até haver uma página pronta ou mais, sem apertar vez alguma a tecla back space.

Aos poucos a história, caso já tenha sido planejada, vai aparecendo ao longo do processo de escrita e a qualquer momento você terá parte da criação com a qual consiga trabalhar.

Um trecho do poema de Olavo Bilac, "A um poeta":

Longe do estéril turbilhão da rua,
Benedito, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!



3º escreva todos os dias:


A melhor forma de criar maestria em alguma coisa, qualquer que seja, é praticando. Então nada melhor que escrever para melhorar a sua escrita. Na verdade o melhor a se fazer é, assim como quando for dormir, criar uma rotina de escrita.

E esse artigo procura fornecer algumas praticas que podem ser implementadas no seu dia montando um ritual que não só aumente seu foco na hora de escrever como também facilite a prática saudável e funcional da escrita.

Então que tal começar a se preparar para suas próximas horas escrevendo, pegue uma cadeira confortável, uma garrafa d'água, algumas guloseimas e... escreva!



Também não esqueça de fazer pausas para praticar algum exercício físico. afinal muitas horas sentado em frente a um computador não lhe farão muito bem.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário